Formatos de Papel

A imprensa universitária possui resmas planas de papel no formato 66×96 cm, que poderão ser cortados nos mais diversos tamanhos. Para isto o usuário deverá consultar o setor antes de encaminhar as suas solicitações. Dependendo do tipo de serviço e custos envolvidos, o setor dispõe de uma série modelos de papeis e gramaturas para impressão.

Os principais formatos utilizados são:

Apesar do papel utilizado pela Imprensa Universitária possuir 66X96 cm (tamanho original, antes do corte), as máquinas de impressão offset possuem uma “boca” menor. Com isso, o tamanho máximo produzido aqui na I.U. é no formato A2. Já para impressões digitais (para baixa quantidade), o formato máximo é o A3.

……………………………………………………………………………………………………………………………

A6

Com as medidas 148x105mm, esse formato de papel é ideal para produtos como o crachá, por exemplo. Por ser pequeno mas, ao mesmo tempo, visível, esse formato possibilita a rápida identificação de informações sem ter a necessidade de ocupar muito espaço, além de ter um ótimo aproveitamento do papel e um baixo custo de produção.

 

A5

O papel A5 tem dimensões de 148x210mm. Tendo a metade do papel A4, é ideal para alguns produtos gráficos, como: blocos de notas, agendas, convites e flyers.

 

A4

O A4 é o estilo de papel mais conhecido e popular em todo o mundo. Apresenta as dimensões clássicas de 210x297mm e tem um uso aplicado para dezenas de produtos diferentes.

No cotidiano de uma empresa, é o responsável por carregar relatórios e documentos. De forma gráfica, recebe catálogos, revistas,  papéis timbrados e vários outros materiais. Muito versátil e com características intermediárias, atende à maioria das necessidades.

 

A3

Partindo para os formatos de papel com maior tamanho, com 297x420mm de dimensão, esse formato é ideal para a produção de cartazes e certos usos especiais.

 

A2

A versão A2 apresenta dimensões de 420x594mm. Por ser um papel bastante grande, tem um uso específico para certas necessidades, como cartazes para locais de grandes dimensões.